Texto-Análise: Homem Aranha - De volta ao lar

0 comentários

Estreado em 06 de Julho, Homem Aranha: De volta ao lar, conta a história de Peter Parker que depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora de voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.

A análise a seguir contém spoilers.

Uma das primeiras coisas a ser notada, antes mesmo do filme começar é a Marvel Studios sendo apresentada com uma abertura um tanto diferente. Para os fãs do cabeça de teia, sabemos que se trata da música animada que muitas pessoas conhecem referente ao Homem Aranha e que já apareceu em alguns outros filmes produzidos pela Sony, porém de um jeito melhorado e ao estilo Marvel Studios.

Dentre várias outras coisas notórias durante o filme, como o fato de a Tia May não ser nada velha e ser muita atraente não só para nós, mas para Tony Stark que brinca e revela um pequeno interesse nela, porém, sabemos e ele mesmo sabe que seu interesse maior é em sua futura esposa, revelada no filme, Pepper Potts. Tony Esterco, ops, Stark, durante uma gravação, feita pelo Peter Parker, pergunta se May está usando algo transparente enquanto ele manda aquela gravação para ela, claro que depois, ele avisa que era apenas uma brincadeira. O mais interessante nisso tudo, é que não só Stark, mas como até um garçom de um restaurante dá em cima dela indiretamente, ao dar uma comida a ela, dizendo ser por conta da casa, porém, Peter soube que ele estava dando em cima dela. Mas a onde queremos chegar nessas duas cantadas? Se é que podemos chegar nisso. Essa May, no qual grande parte do filme não é nem relacionada de Tia, foi introduzida como algo chamativa e que pode mudar e tomar atitudes que May's anteriores não poderiam, como o fato de salvar alguém na cidade e Peter Parker vestido de Homem Aranha poder ver isso, caso não saibam, isso é uma cena deletada que não foi incrementada no filme, mas a atriz, Marisa Tomei, gostaria muito dela ter sido incrementada pelo fato de mostrar que o ato de querer salvar pessoas é uma ação que não só vem de Peter Parker.

Um dos fatores interessantes que não foram mostrados em cena durante o filme é, Benjamin Parker, o Tio Ben sendo morto e muito menos Peter Parker ser mordido pela aranha, os telespectadores estão cansados de ver a origem de Homem Aranha e o diretor do filme fez uma excelente escolha em focar na história de Peter Parker depois dos Vingadores e nada mais, esquecendo as origens e focando apenas no presente e futuro. Porém, seu companheiro Ned, também conhecido como Nerd da Cadeira, posteriormente, faz umas perguntas engraçadas após saber que Peter Parker é o Homem Aranha que é o fato de se ele cospe veneno, se ele consegue controlar um Exército de Aranhas e se foi mordido por uma aranha e a onde ela está. Muitas pessoas, fãs do Aranha sabem que essa é a parte crítica de qualquer filme, pelo fato de que com Tobey Maguire, a aranha acaba fugindo e nada mais se sabe o que acontece com elas e as demais aranhas radioativas, o que era uma boa iniciativa para outros Homem Aranhas surgirem, mas isso não foi explorado. E uma grande falha com Andrew Garfield, é o fato de que seu pai, informa que a aranha só funciona com o DNA de Peter Parker, o que foi um erro imenso, descartando centenas de milhares de Homem Aranhas e evitando de surgir um filme sobre a Aranhaverso, o que é algo que os fãs estão mais que ansiosos para assistir. Mas vale lembrar também que Aaron Davis, um traficante de armas que Peter Parker tentou interrogar no estacionamento, havia informado que estava deixando de lado essa vida de bandido por conta de seu sobrinho que mora no Queens, Aaron é conhecido como o Tigre Negro e é tio de Miles Morales, o futuro Homem Aranha e sabemos disso e claro, ansiosos em saber que a Marvel está trabalhando na origem de outros aranhas.

O filme é excelente e trás vários aspectos nostálgicos para os fãs do Homem Aranha, além da música de entrada e as enormes brincadeiras que o Peter Parker faz como nós sempre gostaríamos, surge também a cena dele saindo dos escombros sozinhos, para quem não se lembra, essa cena é a mais épica e dá referência para o Homem Aranha de Tobey Maguire, ao ajudar a Mary Jane, evitando dela ser esmagada e também a referência as HQ's dele mesmo saindo dos escombros com o uniforme, onde parte a inspiração e o que faz ele definir que ele é o Homem Aranha e não é apenas um traje desenvolvido pelo Stark que irá mudar isso.

Resultado de imagem para Aranha escombros hq

Homem Aranha foi excelente filme, trabalhado com o Tom Holland que demonstra a verdadeira face de Peter Parker tanto como o nerd da escola, como o Homem Aranha e a direção soube distribuir isso igualmente, transformando em o melhor filme do Homem Aranha já produzido, deixando a desejar referências sobre Venom e Carnificina que não foram informadas e muito menos transmitidas através de Easter-Eggs. Porém, sabemos que o filme irá surgir, assim como citado que o filme do Venom será para maiores e iniciará um novo universo Marvel da Sony, resta a gente aguardar já que no final do filme, é mencionado que "Homem Aranha irá voltar".

E o que ficou mais notório nesse aspecto de melhorias sobre o filme, é o fato de que o Abutre não trabalha com crianças como descrito nas histórias em quadrinhos, ao menos, achamos que se colocassem crianças ao invés de adultos, iria soar algo mais "trabalho infantil" e com a sociedade como está atualmente, não seria nada bom para as criticas desenvolver algo do tipo, porém, não é um detalhe muito importante, mas não deixa de ser um ponto positivo para a Marvel que soube dirigir o filme ao seu favor.

Muitas coisas no filme é trabalhada em Peter mostrar ao Stark como ele realmente é e como ele realmente quer ser tratado, Tom Holland fez um excelente papel no filme e agradecemos que a Marvel tomou as posses sobre o Homem Aranha através do acordo com a Sony e ficamos gratos em saber que finalmente, muitas novidades estarão por vir, como a formação do Sexteto Sinistro estar a caminho. Para aqueles que não sabem, na cena pós-crédito, o Abutre, interpretado pelo Michael Keaton é esbarrado com seu velho amigo de trabalho que acaba sendo preso, esse companheiro é Mac Gargan, conhecido futuramente como O Escorpião e todos nós sabemos que o Sexteto Sinistro é um grupo de supervilões de histórias em quadrinhos formado por onze (11) inimigos do Homem-Aranha e que no início, o grupo era formado por Abutre, Homem-Areia, Rino, Electro, Dr. Octopus e Elektro.

O filme foi excelente? Foi, espetacular aos olhos dos fãs, no entanto, houve uma única falha na qual muitos estão se perguntando sobre o que aconteceu, um erro na linha do tempo e até o momento, a Marvel não se pronunciou sobre o acontecido. Quer entender? Pois bem, a Marvel informa que depois de Guerra Civil e Peter Parker ficar com o traje, se passam cerca de oito anos até o acontecimento com o Abutre, porém, vejamos os cálculos. Se o Homem Aranha estava com cerca de dezesseis (16) anos quando foi recrutado pelo Tony Stark e passaram cerca de oito (8) anos, então, logo ele estaria com cerca de mais ou menos vinte e quatro anos (24) de idade quando teve o acontecimento com o Abutre, o que interfere em várias situações como o fato de Peter Parker ainda está no segundo grau do Ensino Médio e também o fato de que a história de Homem Aranha estaria sendo retratada um pouco mais ao futuro, já que Guerra Civil é retratada em dois mil e catorze (2014), então o processo sobre o Abutre seria em dois mil e vinte e dois (2022).

Não sabemos se isso é uma falha ou se existe algo para acontecer durante esses oito anos em que o Peter Parker não fez nada além de ser um amigo da vizinhança, mas aguardamos ansiosamente a resposta da Marvel sobre esse acontecimento através de entrevistas ou outros filmes que possam solucionar esse pequeno problema.

E claro, não podemos esquecer do fato de que existe a possibilidade de Guerra Civil sair de acordo com o que aguardamos, para aqueles que leram a história de Guerra Civil sabemos que muitas coisas podem ser esclarecidas com o anúncio da Aranha de Ferro introduzida ao filme, porém, não existe muita coisa a ser dita exceto, aguardar e vermos o que e como ela será introduzida nos próximos filmes.


E para aqueles que não sabem, pouco antes do início da Guerra Civil dos quadrinhos, Peter ganhou o traje do Aranha de Ferro de Tony Stark como um incentivo para se juntar à Iniciativa, o grupo liderado pelo Homem de Ferro. Contudo, quando Peter decidiu trocar de lado e se juntar aos Vingadores Secretos do Capitão América, ele teve que lutar contra seu antigo patrocinador e acabou tendo o traje destruído quando foi espancado pelos Thunderbolts.

Com o Homem-Aranha aparecendo em Vingadores: Guerra Infinita, é muito provável que o novo traje faça sua estreia no terceiro filme dos Maiores Heróis da Terra. Apesar de ter decidido continuar sendo apenas do Amigão da Vizinhança, o teioso será fundamental na luta contra Thanos, o Titã Louco. E, para enfrentar um inimigo tão poderoso, toda tecnologia é bem vinda.

Entretanto, os fãs de quadrinhos não são grandes admiradores do Aranha de Ferro. Na verdade, houve muitas críticas à Marvel na época em que o Homem-Aranha se uniu à Iniciativa durante a Guerra Civil. Era algo que ia contra o código de conduta que o personagem manteve por tantos anos. A revelação de sua identidade é, de longe, a pior decisão que Peter já tomou na vida. A troca de lado veio apenas como uma resposta para mostrar que ele ainda conseguia diferenciar o certo do errado e que sua moralidade continuava intacta.


Ainda é cedo para afirmar que veremos Homem-Aranha e Homem de Ferro em lados opostos nas telonas em uma possível segunda Guerra Civil. Porém, se fosse pra apostar, eu diria que a divisão dos Vingadores não acabou no último filme Capitão América e que as suas reverberações ainda vão afetar – e muito – o Universo Cinematográfico da Marvel.


0 comentários: